Breve história da tua Biblioteca...
O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó conta com quatro bibliotecas escolares distribuídas da seguinte forma:
-
Centro Escolar de Alijó (E.B. 1 /JI);
-
E.B.1 de Sanfins do Douro;
-
E.B.2,3 de Pinhão (que integra no mesmo edifício as turmas do 1.º ciclo);
-
Escola Básica e Secundária de Alijó (Escola sede do agrupamento).
Todas as bibliotecas foram integradas na Rede de Bibliotecas Escolares em 1998 através de uma candidatura. À época, com o financiamento resultante da candidatura e com o apoio das respetivas direções e da autarquia, procedeu-se às obras de remodelação do espaço para a instalação das bibliotecas escolares, aquisição de mobiliário, que ainda hoje é usado, e aquisição de fundo documental.
Durante muitos anos as bibliotecas funcionaram autonomamente, cada uma com o seu professor coordenador que era responsável pela dinamização do espaço e pela promoção e desenvolvimento de atividades de acordo com o nível de ensino e o público-alvo que serviam.
O país foi evoluindo, a política para a Educação também, acompanhados da diminuição progressiva da taxa de natalidade, com reflexo direto na vida e organização das escolas.
Assim, a tutela optou pela fusão entre escolas – E.B. 2,3 D. Sancho II e Escola Secundária de Alijó deram origem a uma só: Agrupamento Vertical de Escolas de Alijó. Mantiveram-se duas bibliotecas, cada uma com o seu coordenador, durante três anos.
Tendo-se verificado vários fatores como a proximidade e o número de alunos, o Conselho Executivo, que então liderava o agrupamento por sugestão dos respetivos coordenadores das bibliotecas e com a aprovação do Conselho Pedagógico decidiram pela fusão das duas bibliotecas, a do bloco C e a do bloco A, numa só – a que existe atualmente no bloco A e que foi alvo de uma reestruturação há quatro anos.
Posteriormente, e de novo por ordem da tutela, o então Agrupamento de Escolas de Pinhão passou a integrar o agora Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó.
As regras foram sofrendo alterações e, uma vez que o cargo de Professor Bibliotecário implica redução da componente letiva, dos pretéritos quatro coordenadores BE passámos a dois professores bibliotecários e, atualmente apenas um, porque o agrupamento tem um número de alunos inferior a 1250.
As bibliotecas escolares regem-se pelos documentos orientadores emanados da RBE em articulação com o Plano Nacional de Leitura e as normas internacionais IFLA. Têm como principais objetivos:
-
formar leitores competentes e desenvolver as literacias da leitura, da informação e dos media;
-
promover a formação de utilizadores e contribuir para atenuar as desigualdades sociais; e
-
formar cidadãos de pleno direito promovendo práticas inovadoras de aprendizagem em articulação com as estruturas intermédias e com a sala de aula, no respeito pelo Projeto Educativo do Agrupamento.
RBE e PNL estão sob tutela do Ministério da Educação.